Ed # 18
 
                 
               
               
                 
     
     
   

Dias melhores virão

Foto e Texto por Maria Eugênia Sá

Durante os 26 anos de guerra civil em Angola, milhares de crianças se perderam ou foram tiradas de seus pais, ficando sem casa, comida ou amigos. Após a assinatura do acordo de paz em abril de 2002, e graças à ajuda de entidades humanitárias, essa dura realidade deu lugar à esperança de reunificação das famílias, apesar do medo de a guerra recomeçar.

Em setembro de 2002, cinco meses após o cessar-fogo, tive a chance de visitar Angola. Como fotógrafa, quis ter o maior contato possível com a população para compreender melhor os sentimentos do angolano e ver de perto o trabalho de reconstrução do país. Muitas coisas ainda levarão anos para voltar ao normal. Em Angola, praticamente não existem indústrias, os campos estão todos minados, as estradas foram destruídas e todos os produtos importados são caros demais.

Em meio ao caos da reconstrução, tive uma grata surpresa: uma imagem mais forte que os velhos estereótipos da África. De repente, numa manhã
de sol, num campo de deslocados, fui rodeada por crianças brincalhonas.
Os largos sorrisos e os olhares doces pareciam esquecer da própria fome
e se concentravam em procurar semelhanças além do idioma. Esse dia tornaria essas crianças únicas em minhas fotos e memórias.

Olhar e perceber além das fronteiras, cor e dinheiro mostra nossas enormes diferenças. Mas também faz pensar que queremos todos acreditar que dias melhores virão.

Info:
Essa foto e mais 47 imagens de reconstrução de vidas na África podem ser vistas no livro Angola – A Esperança De Um Povo, à venda na loja virtual da Editora Casa Amarela (www.carosamigos.com.br) ou diretamente pelos autores em http://mediaquatro.sites.uol.com.br.

A reportagem do Plano A desta edição foi escrita por Vinicius Souza, parceiro das aventuras foto-jornalísticas de Maria Eugênia Sá.
voltar
 

MEDIAQUATRO

Entre em contato

fone: 55 - 11 - 9631-0666

© copyright 2005 Mediaquatro