Caxemira - Ocupada, Dividida e Disputada
Mais do que apenas um território disputado entre Índia e Paquistão, a Caxemira é a terra de um povo que luta há séculos por sua independência e autodeterminação. Infelizmente as notícias de ocupação estrangeira no Iraque e na Palestina ocupam a mídia e pouco se conhece no Brasil e no mundo sobre a Questão da Caxemira.
Apesar de mais de 90% da população do Vale da Caxemira ser mulçumana, o território era governado por um marajá hindu em 1947 que decidiu, sem o apoio do povo, por se juntar a Índia e não ao Paquistão quando houve a divisão do sub-continente e a independência da Inglaterra. Esse foi o começo da recente ocupação. O nascimento de grupos armados que lutam pela independência da Caxemira só aconteceu, entretanto, após as fraudes e prisões em massa durante as eleições indianas de 1987 e 1989. De lá pra cá, mais de 600 mil soldados ocupam a região, 90 mil pessoas foram mortas, 10 mil estão desaparecidas e mais de 1.500 na prisão.
Mas finalmente parece que as pressões internacionais, os movimentos políticos no Paquistão e as mudanças no governo indiano apontam para o início de uma rodada séria de negociações. Pela primeira vez desde 2001, Índia e Paquistão estão sentando na mesa. Do mesmo modo, pela primeira vez desde os anos 1970, os líderes caxemires serão convidados a discutir a questão em separado com a Índia. Talvez seja a chance da Caxemira voltar a ser o maravilhoso vale entre as montanhas do Himalaia que inspira artistas e religiosos há mais de 4.500 anos.Patrocínio e Apoio
Comitê Internacionalda Cruz Vermelha
Labtec LaboratórioFoto Digital
Fotógrafos :
Vinicius Souza (mediaquatro.sites.uol.com.br/vinicius.htmle vgpsouza@uol.com.br)
e
Maria Eugênia Sá (mariaeugeniasa.sites.uol.com.bre mge_sa@yahoo.com.br)
Contatos: (55 11) 5093-2855 ou 9631-0666
© copyrightMediaQuatro 2003/2004